Numero de Gritadas

estatisticas gratis

Pesquisar este blog

Qual a pior banda ?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coluna Herege [1] - New Metal

Coluna Herege será um post que eu farei de vez em quando no blog avaliando várias bandas de qualquer estilo que não seja rock/metal (como Pop, Dance, Samba, Funk...) ou que não seja aceito no rock/metal (como Indie Rock, Emocore, New Metal...), mas que melhor assunto para iniciar do que o famoso New Metal?
O New Metal, Nu Metal ou Nü Metal é um sub-gênero do Heavy Metal criado no final da década de 90 que misturava Metal Alternativo ou Industrial com o Grunge, Rap ou Funk. Muitas bandas de Metal Alternativo são chamadas de Nü Metal mais por serem criadas na década de 90 mesmo! Quantas vezes você já ouviu falar que bandas como Disturbed, Kittie, SlipKnot, Machine Head, Drowning Pool, Lacuna Coil, Evanescence ou Mudvayne são Nu Metal ? Bandas assim nunca seram do mesmo saco que Linkin Park, Limp Bizkit, KoRn, Deftones, 311...
Várias das bandas de New Metal não tem nada de metal como a Limp Bizkit por exemplo, está mais para Rap Rock mesmo...


 
Limp Bizkit é a banda mais famosa do New Metal, mais detestada pelos Headbangers e mais curtida pelos posers! A banda foi descoberta pela KoRn e antecedeu junto com eles para levar o New Metal à mídia, hoje em dia milhões de posers acham que Limp Bizkit é Metal, sem querer ofender os fãs da banda mas o Limp Bizkit é uma vergonha até para o New Metal, a pior banda dele com certeza, além do mais eu nem vejo metal na banda. Limp Bizkit faz a incrível mistura de Hip-Hop, Rock Alternativo e um Metal Alternativo água-com-açúcar (bem fraquinho mesmo), a banda conta com influências do Heavy Metal, Hardcore Punk, New Metal, Industrial Metal, Rapcore etc.
Integrantes
Fred Durst :  Um vocalista ridículo com timbre e alcance patéticos que podem ser comparados à um cantor de Hip Hop dos piores! Ele até parece um rapper de verdade mas é uma desonra tanto para o Rap/Hip-Hop quanto para o Rock/Metal!  Não foi tão mal no cover da The Who mas quando as composições são suas elas são cheias de Hip-Hop e nada de Metal.
Sam Rivers : Talvez o melhor da banda, mas mesmo assim não chega a ser um baixista muito bom!
John Otto : É o baterista da Limp Bizkit, o mais fraco do Metal Alternativo e do New Metal, se ele tocar mais do que 'bumbo-caixa' será uma surpresa!
Wes Borland : Não é um guitarrista tão mal mas na Limp Bizkit não pode mostrar seu potencial fazendo apenas riffs de meia boca bem graves. Se saí melhor na Black Light Burns que também não é tão boa banda, mas lá Wes toca melhor do que no Limp Bizkit. O guitarrista vive saindo e entrando na banda, fora ou dentro da banda nem faz diferença, a banda nem acha o guitarrista importante!
DJ Lethal : Faz o seu papel, porém parece que eles dão para o guitarrista um papel secundário e para o DJ quase a música toda! DJ Lethal não é oficialmente da Limp Bizkit pois passa por várias bandas, atualmente está na banda mas já participou de músicas da KoRn, Sepultura, Rob Zombie, Soulfly, Linkin Park e até Biohazard!

Para Melhorar
A banda deveria dar ao DJ um papel secundário e conseguir um bom guitarrista que consiga fazer bons riffs e solos, além disso precisará de um baterista potente que consiga segurar caso a 'lambança' da banda ocorra, a banda também precisará de um vocalista menos rap, um guitarrista com bom alcance, timbre, interpretação e que consiga fazer bons agudos.

Analise
Limp Bizkit como eu já disse não tem bons instrumentistas (tirando seu baixista e talvez o DJ) e eleva a utilização do DJ para usa-lo como se fosse o instrumentista mais importante do grupo, o vocalista não consegue fazer nada mais do que falar 'Fuck' o tempo todo com um vocal 'rapeado'. 
Eu acho que Limp Bizkit está mais para Rap Rock do que New Metal, já que o New Metal deve - ter certas partes como Metal (nem que seja o sub-gênero mais sub-sub-sub-sub-gênero do Metal).

KoRn é a banda fundadora do Nü Metal, a banda não é de completa ruim e pode ser chamada de Metal em certas músicas, em certos discos e em certos aspectos! O som da KoRn pode ser meio complexo, a banda toca um Metal Industrial mas com aspectos de Funk e Hip-Hop (em poucas músicas). A banda poderia melhorar facilmente, mas parece para mim que eles preferem continuar assim, outra coisa intrigante foi o disco que ele iriam fazer em Dub-Step (música eletrônica) que mostra que o KoRn quer piorar mesmo!

Integrantes
Jonathan Davis : Um vocalista fraco e que nem parece vocalista de Metal, quando a banda mais precisa dele ele ferra tudo! Quando o KoRn toca um som pesado e potente vai ele inventar de tocar limpo! Além disso nem peça para ele inovar porque se não ferra tudo!
James Sheffer : No KoRn ele é um guitarrista fraquinho e com riffs chatos e sem emoção nenhuma (muito menos técnica). Ele usa uma guitarra de sete cordas para fazer melodias mais graves. De qualquer forma o KoRn precisa de um guitarrista melhor.
Reginald Arvizu : Um baixista bom porém faz muitos slaps chatos e repetitivos, além disso é conhecido por ter um baixo de cinco cordas e por fazer barulhos esquisitos com seu baixo que podem muitas vezes serem confundidos com levadas na bateria.
Ray Luzier : O melhor instrumentista da banda toda, mais conhecido por seu trabalho na Army of Anyone. Ele é o mais competente do grupo com a semi-impossível missão de misturar Metal com Funk, Industrial e Rap na sua bateria! O baterista tem ótimo ritmo e precisão, além disso consegue salvar a banda quando ela está a beira do precipício!

Como Melhorar
A banda poderia facilmente melhorar com poucas coisas, em primeiro lugar deveria melhorar seu vocalista, precisaria de um vocal mais potente com um bom punch metálico! Além disso a banda precisa de um guitarrista melhor que adapte seu som para o funk. A banda também precisaria tirar o seu lado rap, ninguém merce ouvir os riffs 'rapeados' da KoRn, estou certo ? Outra coisa legal para ajudar a banda a melhorar seria dando um papel maior ao baterista que parece ser menos importantes para eles!

Analise
A banda como disse empolga em certos momentos mas no geral é chata e sem feeling. Ultimamente a banda tinha mudado totalmente seu estilo para cantar Dub-Step e depois para o Pop Rock/Rock Alternativo deixando de lado todo Metal e Funk da banda, fazendo assim, KoRn virar uma banda chata e sem emoção nenhuma. Atualmente KoRn voltou a sua formula normal. 
Na minha opinião a banda não parece querer sair da 'linha média' do New Metal, podemos facilmente ver isso já que o guitarrista não mostra todo seu potencial, o baixista faz muitos slaps chatos, o baterista fica com um papel secundário e o vocalista não se empolga nenhum pouco e canta como se estivesse em uma banda de Pop Rock.
KoRn parece ter piorado um pouco nos últimos anos, não que eu ache que KoRn perdeu toda sua qualidade mas a banda vem perdendo ao longo dos tempos, e isso só mostra que a banda precisa de melhores instrumentistas.

 
Linkin Park é a banda mais viciante do New Metal, isso faz que ela seja junto com a Limp Bizkit a banda mais conhecida do New Metal! A banda mistura um Rock Alternativo, um Metal Alternativo bem fraquinho, Hip-Hop e Musica Eletrônica. Depois disso a banda decidiu tocar Rock Alternativo e assim foi, podemos ver claramente a influência do U2 ali. Linkin Park é uma droga, assim como as drogas Linkin Park é uma substancia extremamente viciante onde se um novo headbanger decide experimentar gostará facilmente, poucos (como eu) conseguem deixar a banda! 

Integrantes
Chester Bennington : Péssimo vocalista, talvez o pior do New Metal, Chester tem um timbre ruim tentando ser meloso, com um alcance péssimo e quando tenta fazer agudos ele ferra a banda inteirinha. Seu vocal me lembrou cantores de Hip-Hop americanos braquelos que se consideram rappers!
Mike Shinoda : Um rapper da banda, o integrante que mais faz pela banda, ele é tecladista,  guitarrista e faz o backing vocal de todas as músicas do Linkin Park! É um guitarrista ruim, mas dá vida a maioria das canções da banda, sendo o tecladista do começo de cada música, sendo o backing vocal de cada música e etc.
Rob Bourdon : Um baterista ruim, que envergonha o metal, nada faz mais do que bumbo e caixa e tem um papel terciário na banda! Sempre que você ouvir a bateria no Linkin Park era um som eletrônico, ou seja, a bateria é inaudível! Totalmente dispensável! 
Brad Delson : Nada mais nada menos do que um guitarrista péssimo com riffs extremamente medíocres e que para não acharem que é ruim (assim como o Wes) afina sua guitarra na nota mais grave possível.
Dave Farrell : Nem se fosse um solo de baixo conseguiríamos ouvir esse baixista, quantos fãs de Linkin Park você conhece que adoram o trabalho do baixista?
Joe Hahn : O DJ da Linkin Park é o principal instrumentista da banda! Cria várias camadas de som que complementam completamente o som do Linkin Park, talvez sem ele a banda ficaria vaga, mas mesmo assim não gosto do trabalho dele, porém admito que ele é bom.

Como Melhorar
A Linkin Park teria obviamente que arrumar um novo vocalista, com um bom punch metálico, que menos tente fazer um vocal melódico e que consiga bons agudos. Precisará deixar o DJ para o papel terciário deixando ele entrar apenas quando for sua hora! Deveremos trocar o guitarrista, baterista e baixista para melhores instrumentistas e que sejam bem potentes!

Analise
Como eu fui fã de Linkin Park entendo bem da banda e seu como é difícil larga-la, a receita musical da banda é extremamente viciante fazendo qualquer pessoa ficar repetindo a música o dia inteiro. A banda tem uma formula interessante porém é uma banda completamente ridícula. Linkin Park é muito degustado pelo adolescente, a camada de som criada pelo DJ e pelo tecladista mechem com a mente do adolescente, você pode ver que quase nenhum adulto curte Linkin Park certo ? As músicas da Linkin Park mostra momentos calmos que antecedem momentos mais agitados porém também calmos que são altamente viciantes. 





domingo, 2 de outubro de 2011

Especial : Iron Maiden


Bem, aposto que qualquer um de vocês conhece uma banda tão poderosa e perfeita quanto a Iron Maiden. Com todos seus momentos bons e ruins, com toda sua troca de integrantes, com toda sua presença ao vivo e com toda sua música perfeita. Iron Maiden foi minha banda favorita desde meus 12 anos de idade e que me fez ver o Heavy Metal de outro jeito, e por isso o artigo de hoje é sobre essa banda.
Membros Atuais

Bruce Dickinson : O vocalista da banda que tocava na Samson, além de vocalista também é historiador, tenor e aviador. Dirigiu o avião da banda (Ed Force One) na turnê Flight 666. Bruce entrou para a banda em 1982 no álbum "The Number of the Beast" (meu favorito) que é considerado um dos (se não o melhor) álbuns da banda.
Dave Murray : O guitarrista da banda desde o começo, ex-Skinhead, esse é Dave. Assim como Steve Harris, Dave foi um Skinhead, mas que diferente de Steve usava um corte de cabelo skinheadd (careca) e passou a escutar Reggae, mas graças a radio (de antigamente) ele conseguiu ouvir sua primeira paixão que era "Voodoo Child" do Jimi Hendrix, assim Dave se viu viciado em Rock N' Roll deixando o cabelo crescer e entrando na Iron Maiden.
Adrian Smith : O guitarrista da banda que entrou no álbum Killers, que passou por bandas como Urchin, Psycho Motel, Asap, Evil Ways, The Eastenders etc. Um dos melhores guitarristas da banda, que começou a tocar guitarra com 16 anos com a ajuda de Dave Murray, formaram uma banda chamada Evil Ways que tocava cover dos Stones, Beatles e da Pink Floyd.
Janic Gers : É o guitarrista da "Donzela" que tem a presença mais marcante e também também tem solos extremamente rápidos e difíceis de serem feitos. Em todos os shows Janic pula, corre, joga a guitarra para o alto e a bate na parede . É um dos guitarristas que fazem suas performances mais pesadas, como por exemplo na músicas 2 Minutes to Midnight, que é a canção onde Steve Harris prefete Janic Gers como guitarrista. Participou das bandas White SpiritGillanGogmagog e Fush.
Steve Harris : Apresento a vocês a alma da banda, o baixista escreve as letras da Iron e foi um dos fundadores dela. Foi casado duas vezes e é pai de Lauren Harris e de mais outros 5 filhos. É um bom baixista e compositor e mais nada a declarar.
Nicko McBrain : O baterista da Iron desde 1982 substituindo Clive Burr,  é um ótimo baterista e muitos consideram um dos melhores bateristas do Heavy Metal, não podemos negar que o cara é um baterista de mão cheia, e com certeza um dos bateristas mais influentes dos últimos tempos.


Ex-Integrantes


Paul Di'Anno : Primeiro vocalista da Iron, sempre foi rejeitado pela banda por ser punk, porém gravou os dois primeiros discos da banda (Iron Maiden e Killers) depois foi expulso por problemas com drogas e bebidas, logo após sua saída do Maiden formou sua banda de heavy metal chamada Di'Anno que durou por 2 anos, depois disso formou a banda Battlezone (também de heavy metal) que durou por 4 anos e teve 3 discos, então formou a Killers (nome em homenagem a Iron) e atualmente toca na Rockfellas com três brasileiros que são o baixista Canniço (Raimundos), o guitarrista Marcão (Ex-Charlie Brown Jr.) e o baterista Jean Dollabella (Sepultura).
Blaze Bayley : Começou cantando na Wolfsbane (Heavy Metal) onde não fazia feio, logo depois ganhou o concurso de vocal da Iron (após a saida de Dickinson) mas tinha um voz que não combinava com a Iron assim saiu e montou sua banda chamada Blaze Bayley.
Clive Burr : Era um grande baterista, tocou na Iron de 1979 até 1982 depois disso pegou esclerose mútipla e ficou de cadeira de rodas, atualmente dedica sua vida para eventos com o intuito de arrecadar fundos para pessoas que sofrem com o mesmo mal, como por exemplo o Clive Aid.
Dennis Stratton : Após sua saída da "Donzela", Dennis tocou com bandas como o Lionheart, com quem só lançou o álbum Hot Tonight de 1984. Então entrou na Praying Mantis com quem Dennis está desde 1990. Em 1995, Dennis entrou em um projeto de Paul Di'Anno chamado The Original Men onde lançou três discos chamados The Original Men, The Original Men 2 e As Hard As Iron.
Terry Rance : Foi o primeiro guitarrista da Iron e ficou na banda de 1975 até 1976. É um bom guitarrista e ponto final.
Ron Matthews : Foi baterista da "Donzela" de 1975 até 1977, depois foi substituido por Thunderstick (Barry Graham) por um tempo provisorio, até o ingresso efetivo do baterista Doug Sampson.
Dennis WilcockDennis Wilcock foi o segundo vocalista da Iron. Depois de algum tempo Dennis convenceu Steve Harris a despedir e substituir os restantes membros incluindo o lendário guitarrista Dave Murray. Ele também convenceu Harris para contratar um tecladista pela primeira e última vez na história da banda. Após seis meses, Harris despediu Wilcock e o resto da banda e contratou novamente Dave Murray.
Bob Sawyer : entrou na Iron Maiden em 1976 com Dave Murray, no lugar dos guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance. Ficou pouco tempo na banda, apenas alguns mesês.
Terry Wapram : Terry Wapram substituiu o lendário guitarrista Dave Murray porque Dennis Wilcock teve a ideia de demitir todos da banda para contratar novos (tirando os clássicos como Steve Harris). Murray, passado poucos meses, voltou à banda. Wapram decidiu que não queria partilhar as suas funções com outro guitarrista o que levou ao seu afastamento após dois meses na banda.
Thunderstick : Foi o segundo baterista da banda, participou de 1976 à 1977 e depois disso entrou para a Samson. O baterista gostava de durante suas performances tocar dentro de uma jaula com uma mascara de lutador proficional de wrestling.
Tony Moore : Foi o primeiro e único tecladista da Iron Maiden, pois o teclado não combinava com a Iron (igual o Blaze Bayley). Fez apenas um concerto com a banda. 
Paul Todd : substituiu Paul Cairns mas esteve na banda muito pouco tempo pois sua namorada (ciumenta) não o deixava ir aos ensaios. Foi despedido passado apenas uma semana de permanência nos Iron Maiden.
Doug Sampson : Participou da Iron no final da década de 1970, depois disso saiu pois estava muito doente devido às rigorosas turnês e foi substituido por Clive Burr. Não chegou a gravar o primeiro disco da Donzela porém ele aparece nas lendárias "Soundhouse Tapes" e também na música "Burning Ambition" do primeiro single dos Iron Maiden - Running Free.
Tony Parsons : Com os Iron Maiden, ele aparece nas faixas "Sanctuary" e "Wrathchild" do álbum "Metal for Muthas" em 1979. Foi substituído por Dennis Stratton após alguns meses na banda.
Paul Cairns : Também conhecido como Mad Mac, Paul foi o guitarrista da Donzela de 1978 até 1979. Participou da gravação do EP "The Soundhouse Tapes" e não teve o seu nome creditado no album, logo depois disso saiu da banda.
Paul Day : Foi o primeiro vocalista da Iron com uma das melhores vozes que a banda já presenciou, porém ao vivo não tinha nenhuma presença. Logo depois foi substituído por Dennis Wilcock que tinha uma maior presença em palco mas uma voz nem tão poderosa,
Álbuns Indicados

The Number Of The Beast : O álbum mais conhecido da Iron Maiden não poderia faltar certo ? Com certeza é um dos melhores da Donzela de Ferro, foi o primeiro disco que eu escutei da Iron e como foi o primeiro pra mim pode ser o primeiro de qualquer outro. O disco foi marcado pela entrada do grande vocalista Bruce Dickinson que substitui o punk Paul Di'Anno, como podem ver a capa leva um "demônio" e por isso (e pelo nome do álbum) os cristãos supostamente "condenaram  a Iron pro inferno" por estimular ao satanismo, mas a musica (The Number of the Beast) não faz nenhuma referencia ao satanismo. Com certeza meu disco favorito. Destaque em Run to the Rills, The Number of the Beast, Invaders, The Prisioner e Halloween Be thy Name.
Powerslave : É dificil descrever em poucas palavras oque um dos melhores discos da historia do Heavy Metal significou para mim, ele significou de tudo um pouco. O melhor disco da Iron com certeza, ou seja, tendo Bruce Dickinson no vocal, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria, esse álbum, assim como o The Number of the Beast, é um dos expoentes do Iron Maiden. O nome do disco é baseado em um poema inglês do poeta Samuel Taylor Coleridge. Destaque em "Powerslave", "Back in the Village", "2 Minutes to Midnight", "Aces High" e "The Duellists".
Brave New World : Esse é outro disco único da Iron, contém muitos clássicos da banda, foi o primeiro disco após a volta do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith e foi o primeiro disco da banda com uma formação de três guitarristas, fazendo um som mais pesado porém esse disco tinha muita técnica e progressividade. O estilo da banda mudou dessa vez, a banda faz uma volta extraordinária à seu estilo inicial (Heavy Metal Clássico com um estilo único chamado Iron Maiden) misturado com mais técnica e com algo como metal progressivo. Os temas das músicas nos lembram as letras dos álbuns Powerslave e Fear of the Dark por exemplo. As letras falam muito de cinema como nas musicas "The Wicker Man", "Brave New World" e "Out of the Silent Planet". Destaque em "The Wicker Man", "Ghost of the Navigator", "The Mercenary", "Blood Brothers" e "Brave New World".
Piece of Mind : Fiquei muito tempo procurando um quarto disco, por isso ouvi quase toda a discografia da Iron (menos os álbuns ao vivo)! Então encontrei um disco perfeito! Piece of Mind é um disco marcado pela entrada do baterista Nicko McBrain e mostra uma Iron com mais um estilo único! A banda mostra um estilo bem parecido com o The Number of the Beast, ou seja, um estilo pesado e com riffs e solos marcante, só que nesse disco (Piece of Mind) contém muito mais técnica e trabalho em suas musicas. As letras da banda falam sobre filmes, historias, guerras, livros etc.
Piece of Mind significa Pedaço da mente (daí a capa ser Eddie pós-lobotomia), e é um trocadilho com a expressão inglesa "Peace of mind" que significa "Paz de espírito". Destaque em "The Trooper", "Flight of Icarus", "Sun and Steel", "Still Life" e "Revelations".


Gênero Musical


A Iron começou (antes do primeiro álbum de estúdio) tocando um heavy metal, logo com a entrada do punk Paul Di'Anno a banda começou a usar alguns riffs de punk rock (não o suficiente para sair do gênero do Heavy Metal Clássico). O som da Iron Maiden é uma coisa bem "Heavy", algo como riffs punks, baixo não audível, mas com notas bem rápidas, o som da Iron leva também uma bateria bem ativa. As canções em sua grande maioria são longas e com diversas mudanças no estilo. Ultimamente a banda vem usando uma sonoridade mais progressiva, com musicas bem pesadas e bem trabalhadas.


As letras da Iron (diferente de outras bandas de Heavy Metal) nunca falavam sobre drogas, sexo, mulheres ou bebida, mas usavam letras muito inteligentes como letras sobre a literatura, cinema, fatos históricos por exemplo. 


Mascote


Ficheiro:Iron Maiden's Eddie1.jpgO mascote da banda é um zumbi e se chama Eddie the Head. Ele aparece em quase todos os discos da "donzela". Eddie foi desenhado e criado pelo desenhista e designer Derek Riggs mas vários desenhistas o desenharam em outros discos da Iron. Eddie estrelou em um jogo de computador chamado Ed Hunter e de algumas histórias em quadrinhos.


A banda começou usando uma mascara "Nogaku" como mascote que ficava a baixo da bateria e que soltava sangue falso pelo nariz (oque acabava sujando Doug Sampson inteiro). Então a mascara foi chamada de Eddie A cabeça (Eddie the Head) e acabou ganhando um corpo e aparecendo em quase todos os discos da banda.


Mais sobre a Iron


Site Oficial (em inglês)
Site do Fan Clube (em inglês) 
Página da Iron Maiden (Wikipédia)
Matérias, Informações, Entrevistas, Noticias (Whiplash)
Iron Maiden Brasil (em português) 
Iron Maiden Brasil v8 (em português) 
Letras da Iron (Letras Terra)
Transmissões gratuitas, vídeos, shows, estatísticas  (Last-fm)